Nesse Momento de Parada Ativa e Aceleração, em função do COVID-19, é interessante acompanhar a aceleração de algumas empresas para se adaptarem à mudança do comportamento do consumidor. Por mais paradoxal que seja, “desenvolver uma parada ativa para acelerar” tem sido um movimento adotado por alguns gestores.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em seu volume de transações online, apenas na 1ª quinzena de março/2020.
Se por um lado as vendas físicas diminuíram, por outro a demanda pelo consumo não cessou e o comportamento dos consumidores tem seguido para uma adaptação orientada ao mercado digital.
Em matéria publicada pela NeoFeed (08/04/2020), a empresa Reserva aproveitou o momento para colocar ainda mais energia em seu projeto de vendas diretas online. Eles se preparam para lançar um exército de milhares de vendedores afiliados, intensificar a sua atuação digital e se consolidar como uma retail tech. Rony Meisler, CEO e cofundador da companhia, conta os detalhes ao NeoFeed. Veja matéria completa aqui.
Assim como a Reserva, muitas empresas estão aproveitando o momento para:
- Desburocratizar diretrizes de TI;
- Jogar processos e projetos em nuvem;
- Consolidar seu projeto de Home Office; e,
- Desengavetar processos de vendas online.
Parafraseando os americanos, conforme vídeo publicado pela Camila Farani, Cofounder na G2 Capital e Investidora pelo Shark Tank Brasil:
o momento agora é de “follow the Money”…
Ou seja, onde os seus clientes estão agora? No mercado digital? Em casa (Home Office)? E como vou fazer pra acessá-los?
Construindo estruturas ágeis que garantirão que seus produtos e serviços continuem a atender as demandas deles.
Ok! Nesse momento turbulento, por onde começar então?
O seu ativo mais importante é sua base de clientes. Você os conhece? Você detém informação sobre o que ele precisa e onde ele está?
Aqui pode ser um bom caminho e interessante caso você detenha tais informações. Mas por quê?
Pois nesse momento de crise, vender para empresas e pessoas que já conhecem o seu produto e serviço é muito mais fácil e simples, se comparado a uma nova prospecção. Daí a importância de você manter a sua base de clientes atualizada e viva. Já pensou em ter um Database Marketing estruturado?
Um exemplo prático e fantástico!
Quando eu estava escrevendo esse texto, em Home Office, a campainha da minha residência tocou. Pela minha surpresa era o Gilmar da Feira, que vende queijos. O Gilmar me conhece, sabe que eu adoro queijos e que frequentemente compro com ele, além disso tinha meu endereço anotado.
O que ele está fazendo? Vendendo queijos de porta em porta para os clientes que compravam com ele na feira. Como conseguiu fazer? Gilmar já tinha uma base de clientes anotada no caderno com alguns endereços de clientes importantes (o importante aqui é definido pelo cliente com boa frequência de compra).
Conclusão, Gilmar deu continuidade nas suas vendas, está conseguindo ampliar sua base de clientes com indicações e, de quebra, criou uma lista de distribuição de mensagens pelo WhatsApp!
Pronto! Gilmar deu amplitude ao seu trabalho e, muito provavelmente, quando a situação voltar ao normal, seus clientes fidelizados continuarão comprando com ele e novos clientes serão convidados também a ir visitá-lo na feira. Isso se o negócio não ampliar para um ecommerce… por que não?
Muitas empresas estão enxergando essa necessidade de ir atrás do cliente somente agora, em tempos de crise, pois teoricamente o mercado esvaziou…
Que tal então começar organizando a casa? Voltando ao título, o “Momento de Parada Ativa e Aceleração”…
Fontes:
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