Hoje vamos bater um papo sobre o panorama atual das agências de turismo e as perspectivas para esse ano. Afinal, esse é um assunto que interessa tanto aos leigos quanto aos especialistas do setor, certo?
Retomada pós-pandemia
Desde o segundo trimestre de 2022, as operações do setor vem aumentando seu faturamento e novas vendas.
As perspectivas de recuperação do setor de turismo nacional em meio à crise sanitária da Covid-19 são reforçadas pelos dados de desempenho relacionados a diferentes segmentos. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o setor registrou um faturamento total de R$ 869 milhões em março de 2022, representando uma queda de apenas 2% em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 890 milhões).
Segundo os últimos relatórios da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o faturamento das companhias duplicou a partir do 2º trimestre de 2022, em conjunto ao aumento da vacinação global e nacional.
A porcentagem de novas vendas nacionais também aumentou no período, subindo de 70,95%, no 1º trimestre, para 80,76 no 2º e 86,56% no 3º trimestre de 2022. Enquanto isso, as novas vendas internacionais seguiram a mesma tendência, operando em aumento no período, saindo de 67,53% no 1º trimestre para 82,09% no 3º trimestre.
Ferramentas e tendências para impulsionar o turismo corporativo e de incentivo
Para acompanhar essa retomada, inovação e tecnologia são fundamentais. As agências devem investir em ferramentas digitais para melhorar a experiência dos clientes e tornar a gestão mais eficiente. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser uma grande aliada na personalização de ofertas e na análise de dados dos clientes.
Além disso, o turismo corporativo e de incentivo está se reinventando. As empresas buscam soluções inovadoras para motivar e engajar seus colaboradores, especialmente diante do aumento do trabalho remoto. Então, fique de olho nas tendências e invista em experiências únicas e memoráveis para se destacar nesse mercado.
Perspectivas para o ano: O que esperar de 2023?
Agora que já falamos sobre o panorama atual, vamos às perspectivas para esse ano. A tendência é que o turismo continue sua recuperação pós-pandêmica, com a adição de algumas mudanças significativas. A tecnologia, por exemplo, que ganhou ainda mais espaço, assim como as viagens sustentáveis e a valorização de destinos regionais.
Cenário nacional
Com a mudança de governo, o turismo regional deve ser priorizado na gestão da economia, segundo a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro. A ministra busca recompor o orçamento da pasta após cortes superiores a 70% durante a pandemia.
Cenário Internacional
O desempenho do turismo global ainda é de cerca de 65% do registrado em 2019, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (UNWTO).
Os desembarques internacionais ainda são 27% inferiores e apenas 45% dos países não possuem restrições devido à Covid-19. Isso se deve, também, a uma série de transformações que o mundo enfrenta, incluindo crises locais e planetárias, guerra, radicalização política, inflação crescente, previsões de baixo crescimento do PIB mundial, surtos de doenças e problemas climáticos, aumentando a insegurança global.
Reflexão sobre o papel das agências no mercado de turismo atual
Para encerrar nosso papo, vale refletir sobre o papel das agências de turismo nesse novo cenário. A recuperação do setor representa uma oportunidade de ouro para reinventar a forma como trabalhamos e nos adaptarmos às novas demandas dos viajantes.
É fundamental abraçar a inovação, a tecnologia, buscando sempre oferecer experiências únicas e memoráveis aos clientes. Além disso, é preciso investir na gestão eficiente e no desenvolvimento de parcerias estratégicas, para garantir o sucesso e o crescimento das agências de turismo nesse novo contexto.
E aí, gostou do nosso bate-papo? Esperamos que essas informações e dicas tenham sido úteis e inspiradoras. Aproveite e leia outras notícias em nosso blog.
————
Referências:
https://radardofuturo.com.br/turismo-em-2023-indicadores-e-tendencias-do-setor-no-inicio-do-ano/
https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/observatorio/revistas/DIVULGACAO_Revista_Dados_e_Informacoes_A1_2ed_jun2021___compressed.pdf
https://www.braztoa.com.br/
Partilhar isto:
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)