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Inteligência de Dados para Agências de Viagens

Marketing Digital para Agências de Viagens

Marketing Digital para Agências de Viagens. Nesse artigo, apresentamos as principais ferramentas que você precisar usar em sua Agência. Acesse e confira!
Marketing Digital para Agências de Viagens. Nesse artigo, apresentamos as principais ferramentas que você precisar usar em sua Agência. Acesse e confira!

Que Marketing Digital para Agências de Viagens é importante, ninguém pode negar. Mas você conhece as principais funções das ferramentas de marketing digital e como tirar o máximo de proveito delas?

O objetivo desse texto é explicar os ferramentais disponíveis na internet, bem como as principais ações que uma Agência de Viagens pode realizar para ter uma boa presença e Marketing Digital. Irei detalhar as ações e ferramentas de forma resumida, mas que podem ser realizadas de imediato.

Abaixo, estão listadas os principais meios e plataformas que sua Agência de Viagens deve acessar, utilizar e realizar ações, pois são fundamentais para garantir boa presença online:

  • Website;
  • Google
  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • YouTube; e,
  • E-mail.

Cada ferramenta tem um objetivo e estão englobadas no conceito do Marketing Digital. Além disso, conforme a necessidade e estratégia de posicionamento, o usuário dessas ferramentas precisará de outras atividades para manter seu bom funcionamento e, portanto sua presença digital.

A partir de agora, vou escrever esse conteúdo considerando uma sequência básica de uso desses ferramentais e, para isso, vou considerar uma Agência de Viagens que tem como objetivo, aumentar a presença digital, tudo bem?

Website

Ter um site é fundamental para garantir que suas ações de marketing e vendas tenham um local final onde seus visitante irá encontrar os seu produtos. Ok! Isso todos nós sabemos, mas…

Como está o site da agência? Está adaptado para celulares e tablets, ou seja, é responsivo? Tem uma boa experiência para manter a retenção dos seu visitantes? As informações estão claras e atualizadas para que, além de convidar o visitante para uma ação de cadastro, permitam uma boa interação? O site da Agência já possui seu sistema OBT integrado e assim mostrar aos seus futuros clientes rotas e pacotes específicos?

Considerando que o site da Agência está bem montado, o próximo passo é aumentar o fluxo de visitantes no site. Mas como fazer isso?

Google

A cada segundo, são realizadas cerca de 63.000 buscas no Google. Isso é equivalente a 5,5 bilhões de buscas em um dia. Sabendo disso, o seu site tem de garantir um bom posicionamento para ser visitado. Mas como?

Por meio de técnicas de desenvolvimento e construção do conteúdo, é possível acelerar a velocidade do site, melhorar as urls utilizadas, atualizar os conteúdos, inserir palavras-chave importantes e, por fim, garantir que o robôs do Google entendam que o seu site é confiável, atualizado e que merece aparecer nos primeiros resultados das pesquisas associadas.

Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) leva algo em torno de 3 a 6 meses para começar a dar resultados. E quais são esses resultados? Por exemplo, trazer o público que pesquisa por viagens corporativas para o seu site.

Para você ter ideia, existem posts de blogs que são responsáveis por levar mais de 30% do tráfego total de um site e, consequentemente, grande parte do faturamento.

Há inúmeras técnicas de otimização para sites que um profissional de marketing digital qualificado poderá auxilar você.

Google My Business

O Google oferece um espaço chamado Google My Business. O que é isso? Você consegue cadastrar gratuitamente a sua empresa e garantir que sua Agência de Viagens seja encontra pelo Google Maps, além de criar um pequeno espaço da sua Agência no próprio Google. Lá você pode inserir seu site, seus serviços, ofertas, fotos, endereço, horário de funcionamento e muito mais.

E por que o Google My Business é importante? Porque melhorará os resultados de busca da sua agência, permitirá ser encontrado mais facilmente, sem custo, além de dar um ar mais profissional.

YouTube

O YouTube é a segunda ferramenta de busca mais utilizada após o Google. Muitos usuários entram no YouTube em busca de tutoriais e usam esse portal como uma grande fonte de informação.

Cabe a sua Agência criar uma conta no YouTube e começar a subir vídeos tutoriais sobre o seu tema em questão. Numa dessa, com certeza, você será visualizado por inúmeras pessoas que podem ser clientes em potencial.

Google Ads

O Google Ads é a principal ferramenta de faturamento do Google, pois serve para a criação de campanhas de Marketing Digital que são distribuídas na Rede de Pesquisa do Google, Rede de Banners do Google, Vídeos do Youtube e E-mails do Gmail.

É uma poderosa ferramenta do marketing digital que poderá levar fluxo de visitantes para o seu site e que estejam no momento certo de realizar a contratação de uma Agência de Viagens Corporativas.

Facebook

Com aproximadamente 127 milhões de usuários apenas no Brasil, ter uma página da sua Agência de Viagens no Facebook é mais do que importante. Ela servirá como impulsionador de público visitante para seu site, além de permitir a realização de campanhas de marketing.

Por isso, convide seus clientes, parceiros e visitantes para que comecem a seguir a sua página. Quando fizer sentido para a sua Agência, realize campanhas de mídia para impulsionar os seus posts, convidar os visitantes para alguma ação específica ou para a captação de leads importantes para seu negócio.

Uma dica para você é buscar mais informações sobre o Gerenciador de Anúncio do Facebook. Há tutoriais, no YouTube (olha ele aí como fonte de informação) que ensinam você a mexer nessa ferramenta. Ah! E o próprio Facebook possui um portal de treinamento exclusivo.

Instagram

Ainda dentro da empresa do Mark Zuckerberg, o Instagram é a ferramenta mais querida da internet, pelo menos por enquanto. Apesar de ter 69 milhões de usuários (a metade do número de usuários do Facebook) seu alcance orgânico é maior do que o Facebook. Isso porque os algoritmos do Instagram priorizam a cadência de postagens e entregam os conteúdos de forma orgânica.

Muitos usuários têm deixado de usar o Facebook e estão mais conectados no Instagram. A dica aqui é que você realize testes de conteúdos alternados entre essas plataformas. Não há o certo e o errado, mas sim aquelas ações que dão mais resultados para o seu negócio.

WhatsApp

No Brasil, o WhatsApp conta com 120 milhões de usuários ativos mensalmente. Daí a importância da sua agência de Viagens ter uma conta no Whatsapp Business e, por que não, um chat bot de atendimento (se quiser saber mais, Fale Conosco).

Cada vez mais as pessoas preferem um contato pelo whatsapp para tirar dúvidas e até mesmo fechar uma negociação de forma extremamente ágil. Vale a pena dedicar um atendimento exclusivo nesse canal.

LinkedIn

O LinkedIn vem ganhando muita força, por ser uma rede social para fins profissionais e ter pouco publicidade “aleatória”. Os conteúdos são sérios e, por isso, muitas pessoas estão migrando seu tempo investido nessa rede social. Além disso, quem está lá, tem maior disponibilidade para ser abordado fazer negócios.

É muito importante que sua agência de viagens tenha uma Company Page no LinkedIn. Por quê? Para vincular seus funcionários à página, marcar a presença da sua marca nas buscas realizadas e dar mais mais credibilidade e visibilidade ao seu site. Além disso, traz mais profissionalismo à empresa, sem contar que você pode ser indicado pelo seu clientes diretamente por lá.

E-mail

Como assim o e-mail? É tão básico que não vale a pena falar… Engana-se quem pensa assim. Com tantas ferramentas digitais, o e-mail tem se tornado uma ferramenta poderosa para interação com seu cliente. Isso porque as pessoas deixam seu e-mail para um contato mais próximos, formalização de uma conversa e como uma ferramenta de registro de assuntos importantes.

Por isso, é importante que você tenha ações de coleta dos e-mails dos seu clientes para ações de relacionamento importantes e significativas para eles. Uma vez que sua marca tenha credibilidade, as taxas de aberturas e visualização do seu conteúdo por e-mail serão incríveis. Portanto, use com responsabilidade esse canal.

São tantos canais. Por onde começar?

São tantas ferramentas que em um primeiro momento podemos nos perder. Porém a perguntar principal que você deve se fazer antes de “sair criando as suas redes e ações” é:

Com quem eu quero me comunicar?

Pergunte-se qual o objetivo da sua comunicação. Pergunta-se como você quer ser visto pelos seus clientes. Estude o Perfil do(s) seu(s) cliente(s) para saber como engajá-lo em seu processo de comunicação. Responder essas perguntas, permitirá a você a entender quais canais você deve ou não utilizar.

A exemplo desse portal de conteúdo do Think Travel, nosso objetivo é trazer informações de gestão de negócios e marketing para agentes de viagens e agências de viagens. Nós temos o blog do Think Travel™ e distribuímos esse conteúdo pelo Google, com estratégias de SEO, e pelo LinkedIn. Adotamos essa estratégia, pois entendemos que nosso público dá prioridade a esses canais. Por isso, nós não estamos no Facebook e Instagram (pelo menos por enquanto).

Resumindo…

Cabe a você estruturar a sua estratégia de como e onde quer criar as pontes adequadas para conversar e se relacionar com seus clientes. Porque no final das contas, o objetivo final do Marketing Digital é estar próximo aos seus leads, prospects e clientes nos meios em que eles estão conectados para realizar ações de conversão.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e, por ser um tema extremamente amplo, gostaria de pedir a você que comente aqui embaixo quais das ferramentas acima você tem mais interesse para a gente escrever mais.

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