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Inteligência de Dados para Agências de Viagens

O que é Client Review e para que serve?

Nesse artigo, publicamos o que é e para que serve um Client Review bem elaborado para a sua Agência de Viagens. Em breve, teremos mais conteúdos!
Imagem sobre O que é e para que serve um Client Review

O mundo do Turismo e Viagens Corporativas é complexo e cheio de terminologias, sem contar o universo de partes interessadas (stakeholders) que atuam nele. Diante disso, iniciaremos publicações e artigos com o objetivo de apresentar e esclarecer os principais termos utilizados desse segmento. E para começar temos, afinal, o que é e para que serve um Client Review? Vamos lá!

A expressão em inglês Client Review significa Revisão do Cliente ou Relatório do Cliente. Mas o que isso significa? Basicamente, esse termo ou expressão é utilizado pelas Agências de Viagens e Agentes de Viagens para expressar um Relatório Gerencial que contém dados e informações sobre o Programa de Viagens Corporativas de um cliente. Seria como uma prestação de contas da Agência de Viagens para a Empresa contratante.

Entendendo o contexto e partindo para a prática…

Imagine que uma Empresa A contrata uma Agência de Viagens B para realizar a gestão das viagens e eventos realizados. Isso significa que a Empresa A, em determinado momento, ao longo dos meses, irá avaliar os resultados da prestação de serviços da Agência de Viagens.

Como, então, a Agência de Viagens B apresenta os seus resultados e, sobretudo, demonstra valor, garantindo para a Empresa A que faz sentido “terceirizar” a sua gestão de viagens? Por meio de um Client Review bem elaborado!

Portanto e resumindo, para responder a primeira pergunta dessa publicação, o que é um Client Review? Trata-se de um Relatório Gerencial de Resultados que as Agências de Viagens apresentam para seus clientes. Mas não podemos nos limitar a apenas isso…

E qual o conteúdo de um Client Review? E para que serve?

Em termos gerais, o Client Review, como já citado, concretiza os resultados de uma Agência de Viagens. Muito mais que isso, por meio de um bom Client Review, a empresa A entenderá o papel e as vantagens econômicas e de comodidade que a Agência de Viagens está levando para a sua empresa.

Nesse caso, junto com um Client Review bem elaborado, cabe ao consultor de viagens explorar o conteúdo do relatório e evidenciar o valor da Agência à Empresa A, seu cliente.

Mas qual o conteúdo de um Client Review? Um Cliente Review bem elaborado precisa apresentar alguns dados:

  • Consumo de Hotéis;
  • Consumo de Viagens Aéreas;
  • Estudo de Rotas;
  • Comparações e Rankings;
  • Consumo de Produtos;
  • Insights e economias;
  • Cumprimento da Política de Viagens e muito mais!

Todos esses dados e informações servirão para o cliente ter uma avaliação completa e entender os benefícios e vantagens que a Agência de Viagens está trazendo a ele.

E fazer um Client Review é fácil?

Tudo depende. Pois as principais fontes de informações vêm dos Sistemas de Back Office e Sistemas de OBT que a Agência utiliza. Ou seja, se os dados estão parametrizados e atualizados, cabe então, a extração deles e construção do relatório. Porém, esse processo manual de extração pode ser trabalhoso e demorado…

Existem Agências de Viagens que possuem pessoas ou equipes dedicadas para ajustes de sistemas, extração de dados e elaboração do Client Review. Como também existem Agências que possuem esses processos automatizados. Mas qual a diferença?

Ter um processo manual significa que uma pessoa ou equipe deva ter a responsabilidade em sua rotina de trabalho de, em determinado, período elaborar o Client Review e, antes disso, manter saudável a qualidade dos dados da agência. Além disso, deve apresentar esse resultado com frequência determinada para cada cliente.

Já em um processo automatizado de Client Review, as integrações entre sistemas OBT e Back Office permitem a composição do relatório em tempo real para o cliente, sem necessariamente, uma pessoa ter de extrair dados, combinar em indicadores e elaborar gráficos.

Num processo automatizado, além do cliente acessar seu relatório online, ele consegue avaliar o que quer e quando quiser. Nesse caso, a equipe de elaboração de relatórios passa a ter um papel ainda mais estratégico: o de evidenciar os ganhos e savings e aconselhar os seus clientes para adotarem as melhores práticas em gestão de viagens.

Resumindo, ter um Client Review bem estruturado, automatizado e online, traz proximidade da sua agência com seu cliente e esse relacionamento se torna mais sólido.

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